Melhor do que ouvir o chamado é dizer "sim" para o chamado de Deus.






Membros

terça-feira, 20 de julho de 2010

Teologia, pra que ?

Ontem alguém me disse: "Você estuda teologia?" " Pra que?" "Teologia é invenção, não precisamos de teologia, precisamos da bíblia e só!"


Achei uma boa pergunta. Precisamos de teologia? Pra que precisamos? Pra que ela serve?


Antes de tudo precisamos entender o que significa a palavra teologia. A palavra teologia vem do grego (Théos = Deus + logos = conhecimento/estudo). A teologia então, nada mais é que o estudo sobre Deus.


Estudamos teologia para compreendermos o que cremos. Teologia, doutrina,dogma, credo, não são palavras vazias. Veja bem: "credo" vem do latim e significa creio. Todos nós cremos. Cremos nas escrituras, em Jesus Cristo como nosso Senhor, portanto credo não é algo abstrato, é a nossa fé, o que cremos. Doutrina vem do latim "docere", que significa ensinar. E o ensino sempre fez parte do ministério de Jesus e dos apóstolos. Se você prestar atenção, verá que boa parte do NT é dedicada a ensino, ou seja, doutrina. As cartas de Paulo são o melhor exemplo disso. E por fim, dogma vem do grego "dokeo" e significa pensar. Portanto todos nós precisamos de teologia, credo, doutrina e dogma.


Teologia não é algo distante de nossa vida. A nossa vida tem que refletir a nossa fé ou algo estará errado. E para isso temos que conhecer o que cremos. E aí entra a teologia.


A teologia não é algo somente para nossa instrução e prazer pessoal. Não é algo para que fiquemos fazendo elocubrações privadas sobre o que seria verdade ou não, em especulações sem sentido. Mas antes, a teologia tem de ser um instrumento para o crescimento. Ela tem de ser posta a serviço dos cristãos como um todo. Senão, desvia-se do propósito para o qual ela foi pensada, destinada que é a instrução, o ensino.


A verdadeira espiritualidade não consiste em revelações espetaculares, atos sobrenaturais, não! A verdadeira espiritualidade é obedecer a Deus.


Que possamos saber dar a razão da nossa fé a todos quantos perguntarem a nós.

**** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ **** ~~ ****

2 comentários:

tmonicateixeira@hotmail.com disse...

irmã ficou 10 seu site parabéns isso foi um meio que DEUS deu para vc está evangelizando muito bom continui assim.....DEUS vai dar muitas idéias para vc AMÉM bjs fica na paz irmã monica

Barrabás disse...

Muito boa a postagem!!

A teologia é realmente importantíssima para entendermos (o possível) sobre nosso "credo"..

E em geral, parabéns pelo seu foco à Graça de Deus em seu blog, isso me alegra mto!!! ;)

Já estou te seguindo...
Fique à vontade pra me seguir tb!! ;)


Valeu!

"Barrabás"
www.barrabas-livre.blogspot.com