Melhor do que ouvir o chamado é dizer "sim" para o chamado de Deus.






Membros

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." 2Tm.4.7

Ao dizer esta frase Paulo não apenas está descrevendo sua condição no momento, mas está deixando um lema cristão para a posteridade. Esse é sem dúvida o grande ideal cristão, ou seja, que os discipulos de Cristo tenham forte consciencia do chamado que receberam e vivam uma vida de verdadeiro combate por preservar consigo aquilo em que crêem e por proclamar essa fé.

O que significa "combater o bom combate" ?

Na verdade essa não foi a primeira vez que Paulo usou a metáfora do combate para expressar o que é viver a vida cristã. Em sua primeira carta à Timóteo (1Tm.6.11,12), Paulo diz algo muito parecido - "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. - Os mesmos termos são usados para enfatizar a idéia de luta, de embate árduo mesmo, chegando as raias da agonia. Nesse primeiro texto (1Tm.6.12), o Apóstolo Paulo convoca Timóteo a combater o bom combate da fé, o que significa nesse contexto específico, resistir ao materialismo, à avareza e as deturpações que levam a conclusão erronea de que "piedade é fonte de lucro". Combater o bom combate, significa também, seguir com firmeza as virtudes distintamente cristãs - Justiça, piedade, fé, amor, constancia e mansidão (v.11). É ainda, viver intensamente o ministério recebido do Senhor (v.14).

Na segunda carta (2Tm.4.7), Paulo já antevendo o fim de sua jornada, diz que ele mesmo combateu o bom combate, o que nesse contexto se traduz no compromisso de pregar o Evangelho mesmo que custe a própria vida (v.1,2,5 conf.Atos 20.24), o que certamente pode ser verificado em todo curso da vida do Apóstolo (2Co.6.1-10).

Em sintese, O combate cristão tem um aspecto negativo: deixar de fazer, resistir, fugir da cobiça, da avareza, do mundanismo; E um aspecto positivo: seguir e praticar as virtudes cristãs e proclamar o Evangelho. A vida cristã se caracteriza pelo que deixamos de fazer (pecado), adicionado pelo que fazemos em contrapartida (boas obras).

O que estamos combatendo?

E nós, na qualidade de líderes ou mesmo de simples discípulos de Cristo, o que estamos combatendo?

Devemos sempre lembrar que o combate a que Paulo se refere é de Cristo. Se o combate em que estamos envolvidos for por nossas buscas e caprichos pessoais, visando o lucro e a fama ou mesmo estabelecendo nossas instituições como verdadeiros impérios, não estamos combatendo "o bom combate". Nesse sentido, é triste constatar que boa parte da liderança evangélica brasileira, especialmente a que está na mídia, não esta combatendo nada! Muitos estão marcando passo, e gastando a suas vidas em combates inóquos pelos motivos mais fúteis. Como questionava A.W.Tozer: O que esse mundo representa para nós? é parque de diversões ou é campo de batalha ?

Combatendo pela verdade

O combate cristão implica em compromisso com a verdade da Palavra de Deus. Por isso não lançamos mão de qualquer artifício. Paulo diz que as armas do nosso combate não são as meramente humanas, mas são "poderosas em Deus" para destruição das fortalezas e anulação do engano (2Co.10.4). Não somos abastecidos pela malandragem, nem pelos conchavos políticos, a verdade nos é suficiente. Colocar um representante no senado ou na câmara não é um trunfo no combate cristão. Causa espanto tanto empenho em eleger representantes, ou fazer acordos ocultos no melhor estilo "toma lá dá cá", porque isso mostra onde está a confiança dessa liderança. Tanto esforço em declarar voto e conduzir a massa na mesma direção não tem necessariamente razões éticas e de princípios morais ou busca pela verdade. Mas mostra uma face horrivelmente secularizada, que perdeu o referencial de combate cristão, e está lutando em frentes ilegítimas, e pior, com as armas disponíveis no mercado.

combatendo pelas armas da justiça

Combater pelas armas da justiça é declarar oposição à impiedade a qualquer custo, sejas nos combates interiores, em que lutamos com nossa própria natureza, seja na proclamação ao mundo de que somos de Cristo. Assim, não fomos, em hipótese alguma chamados à neutralidade.

Combater pelas armas da justiça é estar disposto até mesmo a sofrer "como bom soldado de Cristo Jesus", é ter como objetivo "satisfazer àquele que nos arregimentou." (2Tm.2.3,4)

Combater pelas armas da justiça é colocar-se numa relação de completa dependência de Deus e entregar-se intensamente ao paradoxo da vida cristã:



Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros;como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos;entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. 2Co.6.7-10


Àquele que é o nosso General e que nos chamou para suas santas fileiras, seja a Glória hoje e sempre!



25 comentários:

Claudio Rodrigues disse...

Que excelente artigo que acabo de ler, parabéns mesmo.

Uma explanação muito boa do que a igreja tem se tornado e o que deveria ser.

Estou sorteando um exemplar do livro O Monge e o Executivo. O Sorteio será dia 04/03. Para participar, basta deixar um comentário no blog Vivendo Como Servo dizendo: "quero participar".

Mais informações:
http://vivendocomoservo.blogspot.com/2011/02/sorteio-da-biblia.html

Que Deus a abençoe.

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
LETICIA

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

Raros da Web.ORG disse...

Parabéns pelo blog!

Liberdade disse...

Graça epaz,ja estou te seguindo, se me seguir é um prazer, fk com deus!!!
http://alairliberdade.blogspot.com/

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Parabens pela mensagem...muito boa.
Beijos e fica com DEUS.

PROGRESSO CRISTÃO disse...

AMADA IRMÃ, GRAÇA E PAZ.
MUITO BOM O SEU BLOG E PARABÉNS PELAS POSTAGENS: AMEI!!!!!
OLHA, DEIXA ELE SEMPRE ATUALIZADO PORQUE SEMPRE VOU PASSAR POR AQUI OK.
TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA - QUE O NOSSO PAI CONTINUE TE ABENÇOANDO EM SEU FILHO JESUS CRISTO.
PR. CLAUDIO MORANDI

VISITE-NOS E SEJA UMA SEGUIDORA NOSSA - SERÁ UM ENORME PRAZER TER VOCE COM A GENTE.
PR. CLAUDIO MORANDI

VOLTEMOS ÀS RAÍZES disse...

PARABÉNS PELO SEU BLOG. QUE O ESPLENDOR DA GLÓRIA DE CRISTO ESTEJA COM VOCÊ SEMPRE!!!

Adriano Coutinho disse...

Paz!Li seu testemunho...tremendo o que Deus faz na vida dos que se entregam a Ele! apenas Ele tem poder para escrever "UMA NOVA HISTÓRIA"!!!Louvado seja o Senhor!Estou linkando seu blog e te seguindo. espero uma visita no meu.

Enoque Gomes dos Santos disse...

Olá Letícia,

O teu blog é maravilhoso, já estou seguindo! Se desejar seguir o meu será um enorme prazer!!

www.enoquegomesdossantos.blogspot.com

Abraço

Enoque Gomes

Anônimo disse...

Olá gostei do seu blog e ja estou seguindo venha conhecer o nosso trabalho também que Deus continue abençoando fic na paz
http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

Regina disse...

Amado, eu precisava ler isso hoje.Fique com Deus.

Rosangela Moura disse...

Deus seja louvado por esta palavra minha irmã! Fique na paz. http://mulheresnopeniel.blogspot.com

Unknown disse...

Muito edificante este blog, parabéns!

Juliana Martins disse...

Olá querida, adorei o blog muito interessante e edificante. De uma olhadinha em meu blog http://www.preciosasmulheres.djmhost.com.br/ para que possamos trocarmos experiencias e ideias para a edificação da nossa vida com Deus.

Graça e Paz! Bjinhos.

jéssi disse...

o lindo blog vejo q ele é bem acessado parabens .. se vc puder da uma passadinha no meu http://parandopararefletirje.blogspot.com/

Nina disse...

Olá ! adorei seu blog chei de luz...
acabei de criar um tb ! se puder de uma forcinha e me siga lá
um grande beijo e t+!
omundodedeus.blogspot.com

GERALDO CARDOSO disse...

VALEU...AGORA FALTA SO 1 PRA MIL SEGUIDORES.

Pr. Bruno Couto disse...

muito bom... sou pastor metodista tô te seguindo .. me siga também estou começando agora.. http://servoefilho.blogspot.com/

blog paulo e mônica para sempre disse...

Belo texto. Realmente, temos que rever os nossos atos. Muitas vezes, esse mundo tem sido para alguns um parque de diversão. Não levam em conta o que Jesus Cristo disse acerca dele: " ... tereis aflições...". Mesmo estando no mundo, porque aqui vivemos, não precisamos viver em sua função. Seja Jesus Cristo o nosso modelo e o nosso alvo, sempre.
Deus Abençoe você.

Poemas, Versos e Poesias Cristãs disse...

Obrigado por ter comentado sobre meu blog! estou seguindo seu, siga-me lá também.Excelente as mensagens de seu blog. qQue Deus continue abençoando!

sergio domingues disse...

Aprenda a separar o que é importante do que não é. Muitas pessoas não acertam simplesmente porque investem demais no que é de importância menor.
http://bemcasadossp.com/

Regina Helena disse...

Oxalá, aos nos graduarmos na Universidade de Deus, possamos fazer coro com o orador da turma, Paulo, que disse: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7).
Parabéns pelo seu blog. Deus abençoe e use sua vida.
SOLI DEO GLORIA!
Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/01/na-universidade-de-deus.html

Regina Helena disse...

Oxalá, aos nos graduarmos na Universidade de Deus possamos fazer coro com o orador da turma, Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7). E, que pela misericórdia e amor de Deus, em Cristo Jesus, recebamos a coroa da vida (Tg 1.12).
Parabéns pelo blog, grande abraço,

Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/01/na-universidade-de-deus.html

SOLI DEO GLORIA

Regina Helena disse...

Oxalá, aos nos graduarmos na Universidade de Deus possamos fazer coro com o orador da turma, Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7). E, que pela misericórdia e amor de Deus, em Cristo Jesus, recebamos a coroa da vida (Tg 1.12).
Parabéns pelo blog, grande abraço,
Regina Helena

SOLI DEO GLORIA
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/01/na-universidade-de-deus.html

Unknown disse...

amei postagem!!vou te seguir siga-me tbm abraços!!!
http://felicidadebomdemais.blogspot.com.br/