Melhor do que ouvir o chamado é dizer "sim" para o chamado de Deus.






Membros

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quando você esta fraco, o Senhor te fortalece

"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então, sou forte". (2 coríntios 12: 10)

Nesse capítulo Paulo passa pra igreja as visões e revelações que ele recebeu da  parte de Deus, e ele inicia  o capítulo 12  dizendo no versículo 2: "Conheço um homem em Cristo que, há quatorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até  o terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar."
Paulo viu o céu do lado dentro, ele ouviu palavras inefáveis, ou seja, palavras que não  podem ser expressadas verbalmente. E ele começa o capítulo com muita simplicidade, não se referindo ser ele esse tal homem da visão, mas por outro lado ele começa demonstrando  uma gigantesca intimidade com Deus, começa demonstrando ser alguém bem próximo de Deus , alguém que andava com Deus, alguém que vivia na presença  do Senhor.

Mas no versículo 7, ele vem com um contraponto, e diz que para que ele não se exaltasse pelas excelências das revelações, foi lhe dado um espinho na carne. Aqui podemos ver que embora ele  demonstre uma grande intimidade com Deus, ele apresenta também um lado frágil, uma lado humano, um lado que qualquer pessoa tentaria esconder.
Se nós observarmos  a bíblia, vamos encontrar vários situações onde por um lado, mostra homens de Deus realizando grandes obras, fazendo grandes proezas, alcançando grandes vitórias, e por outro lado vemos esses mesmos homens, caindo, tropeçando, sentindo medo, pensando em desistir, pensando em voltar atrás.
Assim acontece com Paulo, se por um lado ele se mostra tendo visões no céu, por outro se mostra sentindo fraquezas na vida, se sentindo limitado, se sentindo pequeno diante de tantos problemas, e dizendo ter um espinho na carne, e dizendo que ele orava a Deus: Senhor tira esse espinho de mim, tira essa situação da minha vida.
E sabe qual era a resposta de Deus pra Paulo?
Não Paulo, esse  espinho vai ficar aí, esse espinho vai continuar aí, pra que você seja humilde, pra que o meu poder se aperfeiçoe na sua fraqueza.

Eu não sei o que era esse espinho na carne de  Paulo, mas eu sei que existia um problema na vida, existia uma luta, e ele orava constantemente pra Deus ajudar, e todas as vezes que ele orava, Deus derramava a graça Dele, pra que Paulo soubesse que não é o homem que age, quem age é o PODER DE DEUS. E isso quer dizer que ainda que você seja limitado, ainda que você seja pequeno, ainda que você não tenha forças, mesmo assim Deus te usa, Deus te enche com o Espírito Santo e através da sua vida o nome de Deus é exaltado e glorificado!! Deus tem uma obra pra fazer na sua vida, e Ele hoje te faz saber, que mesmo que você seja limitado, Deus tem obra pra fazer na sua vida, e ninguém vai poder dizer o contrário, porque Deus vai de usar pra fazer a diferença.

E no versículo 10, podemos observar que Paulo afirma sentir prazer em cinco situações, e a primeira situação a qual Paulo afirma sentir prazer é : NAS FRAQUEZAS.
Paulo falou: eu tenho que me alegrar quando estou na fraqueza!
Você sabe o que era essa fraqueza a qual Paulo se referia?
São esses pensamento que vem na sua mente, e querem tentar fazer você voltar atrás, querem fazer você desistir.
Quem sabe a fraqueza que Paulo sentia fosse uma ideia de voltar atrás e desistir. Porque  um dos grandes desafios de você servir a Deus, e fazer a obra, é você NÃO voltar atrás, é você permanecer fiel na presença do Senhor.
Eu sei que não é fácil, às vezes vem mesmo o desanimo, e dá vontade de de parar, de desistir.
Quantas vezes você já pensou: Tá difícil demais, eu  vou parar?
E sabe porque você não para?
Porque é nessa hora que Deus vem e te renova, é nessa hora que Deus vem e te fortalece e não permite que você pare, Porque ELE tem planos pra sua vida.

2ª Situação:  NAS INJÚRIAS.
Nas ofensas, quando alguém com palavras ofensivas chega até você. E isso é muito difícil de lidar, porque na maioria das vezes, a ofensa fere, machuca, muito mais que uma agressão física, deixa marcas profundas, feridas na alma.
Paulo sabia bem o que era isso, porque as pessoas o ofendiam com frequencia. Agora imagine como é difícil você ser ofendido, e ainda sim permanecer firme na presença do Senhor,  sem revidar, sem tirar satisfação. Paulo precisava ter muito equilibrio nessas horas, porque quando nós somos ofendidos, nos iramos e sentimos uma forte vontade de revidar.
Quando você se sentir assim, saiba que essa é a hora de você se calar, essa é a hora de você dobrar os seus joelhos. e clamar ao Senhor, poque se você é servo de Deus e tem sindo ofendido, você não precisa se preocupar, porque é o próprio Deus que te justifica. ELE é o juiz justo, ELE não é mentiroso, e quando ELE bate o martelo, ELE bate pra fazer justiça!
Deus vai fazer justiça por você, E ELE vai te honrar diante dessa ofensa, você não precisa fazer ou falar nada, porque é Deus que vai te justificar. Porque é Deus é que vai fazer justiça por você.

3º Situação: NAS NECESSIDADES.
Paulo passou por muitas necessidade, físicas, emocionas, espirituais, psicológicas. Paulo sentiu fome, sentiu cansaço, teve enfermidades, tristezas, solidão, vazio. Na carta aos Felipenses no capítulo 4 e nos versículos 11 e 12, Paulo afirma ter passado por necessidades quando ele diz: " Sei me contentar com o que tenho, sei ter abundancia e sei também padecer necessidades".
Paulo esta dizendo aqui que quando você passa por necessidade, quando tem algo faltando, o inimigo começa a trabalhar, começa tentar fazer com que você se esqueça de Deus, tenta fazer com que a vontade da carne seja mais forte que a do Espírito, que é estar na presença de Deus.
Mas Paulo também deixa claro que você não pode se deixar levar, você não pode desanimar, quando ele completa a frase no versículo 13 de Felipenses dizendo: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece!"
Paulo esta dizendo aqui, que quando você passa por necessidades, quando você passa por provações, Deus lá do céu sabe o que você precisa, ELE sabe é uma porta de emprego o que você precisa, ELE sabe se o que você precisa é uma cura ou uma mudança na sua vida, na sua família.
E hoje ele vai suprir todas as suas necessidades e o inimigo não vai poder tocar em você! Nem pense em parar, nem pense em voltar atrás, porque Deus vai te honrar! Se você esta necessitando de algo na sua vida, pode ficar descançado, confia no Senhor, porque ELE vai suprir todas as suas necessidades!!!!

4ª Situação: NAS PERSEGUIÇÕES
Passar por perseguições não é uma coisa fácil, nem muito agradável. Porque quando você passa por perseguições  você não tem paz, tem sempre alguém te vigiando, te observando, só esperando uma pequena distração sua pra tentar "puxar o seu tapete", tentar te prejudicar.
Paulo passou por muitas perseguições. Paulo foi preso. Paulo foi espancado. Paulo foi criticado, foi caluniado, se existia alguém  que sabia bem o que é perseguição, esse alguém é Paulo, e ainda assim ele afirma sentir prazer nas perseguições.
Sabe por que Paulo afirmava sentir prazer quando era perseguido?
Porque ele sabia que era nessa hora que ele ia sentir o poder de Deus na vida dele.
Tem alguém te perseguindo? Tem alguém tentando te prejudicar?
Não se preocupe porque é o Senhor que vai lutar por por você, descansa o eu coração.
Se você for ver na bíblia, você vai encontrar vários exemplos de pessoas que foram perseguidas, e logo depois da perseguição foram honradas por Deus. Isso nos ensina que a recompensa do Senhor vem sempre  depois das perseguições, das aflições, das grandes lutas.
Portanto se você esta sendo perseguido, glorifique e exalte o nome do Senhor. Se você esta passando por perseguição , se alegre, porque esta chegando a hora de Deus te exaltar. Deus vai virar essa situação em nome de Jesus!!

5ª Situação: NAS ANGUSTIAS
A angustia também é uma grande luta, é uma luta interna. Ela não é física, você não podo ver, você não pode tocar, você só consegue sentir a angustia, ela começa aqui dentro,bem pequena, mas cresce e se alastra como uma erva daninha, e não demora pra começar a refletir pro lado de fora.
Quem sabe hoje você esteja se sentindo angustiado, preocupado com alguma coisa, e essa angustia tem tirado o seu sono, seu apetite, tem deixado você deprimido. Tanto que você não consegue mais sentir a presença de Deus, você não consegue mais orar, você não consegue mais sonhar, porque a sua vida tem sido de muita angustia.
Mas, Paulo esta dizendo aqui, que quando você esta angustiado, o poder de Deus se aperfeiçoa na sua vida. Quando você é perseguido, o poder de Deus se aperfeiçoa em você. Quando você esta passando por calunias ou por necessidades, o poder de Deus te consola, te fortalece. Quando você esta fraco, você se torna forte porque o Espírito que habita  dentro de você, não é um e espírito de fraqueza, mas um espírito de força.
Quando você se sentir assim, Paulo diz que o Poder de Deus te faz forte!
Ele disse: "quando estou fraco, então estou forte.
Quando você está no seu limite, se sentido fraco, quando você não esta aguentando mais, é nessa hora que Deus vem e opera na sua vida!

Sabe por que quando você esta fraco, você se torna forte?
Porque é nessa hora que você começa a reconhecer a Deus, é nessa hora que você começa a reconhecer a soberania do Senhor. Porque Deus, ELE não vai agir enquanto você não se esvaziar de todo seu ego, de todo seu orgulho de toda sua arrogância, e reconhecer que só ele pode te socorrer.
Quando você esta fraco, você se torna forte porque você se lembra de Deus, e quando você se lembra de Deus, você começa a buscar, você começa a se aproximar do Senhor. Se agora você se aproximar do Senhor e clamar a ELE de todo seu coração, Deus vai te dar a vitória que você precisa.
Por isso que você se alegrar nas lutas, porque é nas lutas que você vai cair diante de Deus e se tornar mais humilde e é nessa hora que Deus lá do seu trono vai derramar a graça DELE sobre você e te colocar de pé e mostra a graça DELE através da vida.

21 comentários:

Isabela Silva disse...

Letícia,
essa postagem é extremamente importante porque todo cristão passa por algumas dessas situações. Se o homem não tiver oportunidade de se despir da ilusória auto-suficiência, ele jamais poderá assumir o caráter de verdadeiro servo de Jesus.
É impactante ver a fidelidade de Deus, através do seu testemunho. Talvez, quando estava no deserto abordado no blog, você nem tivesse noção de que ali O Senhor estava lapidando um instrumento d'Ele. Aleluia! Irmã, glorifico a Deus pela sua vida. Esse texto é um dos resultados do que Ele tem feito em sua história (eu creio assim). Me edificou bastante! Que muitos frutos sejam colhidos, por intermédio dele. Permaneça na posição de vaso para honra do Altíssimo! Amém?

Com amor,
Isabela.

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Bom dia!
Com a alma serena e calma depois de ler seu texto.
Grande abraço
se cuida

Jéssiica disse...

que Deus te abençoe muito e sempre te use o seu dom de pregar a palavra *--*

se der passa lá http://botefee.blogspot.com.br/ :D

António Je. Batalha disse...

Cada ser humano que se esforça por levar a Palavra da verdade é uma ferramenta nas mãos de Deus, o fruto muitas vezes não se vê, mas creio que também não é o importante, o importante é fazer aquilo que está dentro do coração, sabendo que isso vai glorificar o Criador, e de alguma maneira ajudar o nosso próximo. O dar sem esperar receber, traz-nos alegria, porque estamos a dar o nosso melhor. É este o alvo da minha visita, incentivar a continuar o esforço , na alegria de falar das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais é só clikar. Faça-o de forma a que possa seguir também seu blog. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.

Natural.Origin disse...

Luz*

Lúcy Jorge disse...

Paz irmã, gostei muito do seu blog e o parabenizo pelas mensagens postadas.

Uma chuva de benção desça sobre a sua casa!

_..._ ..._(... (  ...).._
(_....__..._) _(.. (  ...)
  /(_...._)(_...._..._)\
 // / / / / | \ \ \ \
 / / / / | \ \  \
/ /  /  /  | \  \  \
♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
 ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
´´´¢ /Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•
´´¢ /.....\♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•
´¢ / ๑۩ ๑_\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
¢/¨๑۩۞۩๑_\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥
¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★¨¨¨¨¨¨¨¨¨★★★★★|||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★¨¨¨¨¨¨¨¨¨★★★★★|||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓••••••••••••••••••••
¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Em Cristo,

http://frutodoespirito9.blogspot.com/
Fique a vontade para comentar e seguir...

***Lucy***


Visite também o blog de um irmão muito querido:

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...

Bruna Vieira disse...

Deus é poderoso pode e faz infinitamente mais do que somos capazes de imaginar.

at, Bruna
http://churchnewsbr.blogspot.com.br/

Lamarque disse...

essa é nossa alegria, o fortalecimento do alto. abraços e parabens pelo estudo - lamarque

Unknown disse...

Boa tarde! Primeiro gostara de parabenizar pelo blog inteiro saiba que nós do Conexão Adoremos(http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br) estamos a inteira disposição para compartilharmos de nosso espaço com vocês.

Que Deus continue lhe abençoando, dirigindo e instruindo dando-lhes discernimento.

Carlos Aragão
conexaoadoremos@gmail.com
http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br

BÍBLIA TUDO + disse...

Nós do Blog-Site BÍBLIA TUDO+, visualizando alguns blogs, encontramos o seu, e lendo seus artigos chegamos a uma satisfação, ótimos conteúdos, gostaríamos de parabenizá-lo é um blog fantástico, e pedir que continue com este foco.. Se desejar fazer parte de nossos amigos virtuais esteja à vontade, decerto que iremos retribuir seguindo também o seu blog. ai esta nosso endereço: biblia-tudomais.blogspot.com.br

negem disse...

Amei a sua postagem.estou passando por um problema muito dificil parece que nada mas vai da certo.nem tenho forças para buscar a Adonai..mas gostei muito e essas palavras me ajudou e muito..que o senhor te abençoe no nome de yeshua.

Willian Bugiga disse...

A paz de Cristo,gostaria que visse meu blog:willian bugiga e o site www.convertidos.com.br.
Que a paz de Cristo esteja com você e sua família.

António Je. Batalha disse...

Foi bom encontrar o seu blo,e poder ver que permanece na fé
escrevendo bons textos, que edificam e ajudam a cada um,
Nunca deixe de se firmar na Santa Palavra, pois é essa nos trás
conforto e segurança.
Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.
Deixo-lhe a minha bênção, e que a paz de Jesus encha sempre
seu coração.
Abraço.

Anônimo disse...

Obrigado pela palavra,Deus continue te usando. ..palavra poderosa que serve para aqueles crentes que querem um compromisso sério com Deus.
Paz do senhor

Rafael Mascarenhas disse...

Palavra muito bonita, compartilharei no meu blog com sua autoria.
A Paz do nosso senhor Jesus.

Dionisio Custodio disse...

OLÁ,essa e a palavra que realmente colaca o crente no caminho da vitória. Pois esta escrito tudo comtribui para aquele que ama a Deus, que Deus continue prosperando você napalavra.

Anônimo disse...

Que linda Leitura da palavra de Deus!

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Amém

barbara morais disse...

Graça e paz agradeço a Deus pois esse estudo chegou na hora certa na minha vida e tudo que estou passando fui muito abençoada recebi muito atravez desse estudo que Deus continue te usando para que voçe possa transmitir essa paz atravez da palavra de Deus muito obrigado me fortaleci me edifiquei muito graça e paz

Marcos Vinicios Barroso disse...

Sinceramente! é admirável sua sabedoria ! que Deus continue te usando para edificar e abençoar vidas através da Palavra de Deus! Obrigado por me ajudar! Parabéns , até colei no meu mural no facebook pra ajudar outras pessoas que tem sede da Palavra de Deus!